Gestão Participativa

Página inicialGestão participativa

Gestão Participativa é uma forma inteligente e inovadora de administrar de maneira compartilhada e o Grupo TEC AGRO vem adotando este estilo que já responde positivamente ao mercado e à competividade se tornando necessário para o sucesso do negócio.

 

Segundo o dicionário Aurélio, o significado de participar é tomar parte em; informar; comunicar. Nesse contexto, a gestão participativa é um estilo de administração, que permite e valoriza a participação e o envolvimento dos colaboradores de uma organização no processo da tomada de decisões. Essas organizações englobam as empresas de grande, médio e pequeno porte.

 

A conjuntura global contemporânea, precisamente do final do seculo XX e início do século XXI, exige que as organizações estejam preparadas para as mudanças, seja pela demanda do mercado ou pela forma de gestão em que estão inseridas.

 

A gestão participativa aparece como um estilo diferenciado de administração que fortalece a tomada de decisões, visto que a participação dos colaboradores na definição das metas, dos objetivos, na resolução dos problemas, e na execução das tarefas é fator preponderante nesse modo de fazer gestão.

 

A opção de conduzir a empresa num contexto de gestão participativa significa perceber que os donos do negócio, os seus executivos e gestores vêm delegando mais responsabilidades gerenciais aos níveis, hierarquicamente, mais baixos. Isto remete os colaboradores que participam da gestão a terem um bom nível de adaptação, criatividade e iniciativa, uma vez que são incentivados a desenvolverem seus conhecimentos, suas habilidades e competências.

 

Nas empresas com atividades e processos mais dinâmicos os colaboradores conseguem um desenvolvimento profissional mais rápido, visto que o sentimento de confiança que predomina sobre as atitudes e ações dos gestores é transparente. Esse desempenho dos colaboradores resulta em atuação com responsabilidade, a fim de que contribuam com a gestão no momento em que os rumos da empresa precisarem ser definidos.

 

Cabe ressaltar que a gestão participativa pressupõe uma empresa que tem planejamento contemplando as expectativas do cliente, do dono, e dos investidores; tem processos definidos e maduros; onde a comunicação está coordenada de forma eficaz; que possui tecnologia da informação com formatos interativos; onde predomina a autogerência que proporciona ao colaborador uma cultura organizacional; onde os conceitos são novos e modernos e estão apoiados em bons sistemas de tecnologia da informação.

 

Na gestão participativa se promove autonomia, inovação, mais rapidez nas respostas, pratica-se o trabalho com motivação, onde os colaboradores são treinados e capacitados para que tenham capacidade de decidir sozinhos ou com a equipe imediata, os problemas da empresa e acima de tudo, apontar soluções eficazes, caracteristicas essas, encontradas na forma de administração do Grupo TEC AGRO.

 

Na Gestão Participativa são vários os atores e protagonistas internos à organização que contribuem para que sejam alcançados os seus objetivos empresariais, afinal, o DNA humano dessas empresas conta com colaboradores participando de forma integrada nas decisões, com objetivos comuns onde predominam o senso de equipe, onde responsabilidade e comprometimento com o resultado final da empresa são comportamentos de alto valor.

 

Acesso Restrito

© Grupo TEC AGRO todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Clan Digital.